Home

O Centro de Estudos em Artes Performativas (CEAP) é uma das unidades operacionais da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH-UL). Criado em 2012, congrega professores e investigadores desta Faculdade cuja área de trabalho versa uma abordagem contextualizada das artes performativas, na perspectiva de que os processos culturais são construídos, sinalizados e negociados através do movimento do corpo.
Extravasando a questão do esbatimento das fronteiras entre artes plásticas, dança, música, teatro e circo, observada nas últimas décadas, hoje, o termo “artes performativas”, não apenas sublinha a dimensão fundadora do corpo e dos seus gestos nos processos de criação e de recepção artísticos, como coloca em evidência a sua presença no plano de outras práticas e representações sociais.
Este quadro conceptual baliza a actividade do CEAP, no âmbito da FMH e do Instituto de Etnomusicologia – centro de estudos em Música e Dança (INET-md) do qual é Laboratório Associado. Dirigindo-se a um vasto público interessado nesta área de estudos, em Portugal e no estrangeiro, a missão do CEAP inclui:

  • dinamização regular de iniciativas de formação e de ciclos de debate, em estreita ligação com os estudos em dança e artes performativas realizados na FMH e com os recursos humanos e materiais do INET-md.
  • promoção de parcerias com estruturas académicas, profissionais, comunidades artísticas e culturais, com intervenção no terreno.
  • apoio à inventariação e classificação do património imaterial de práticas performativas, em especial, no espaço da lusofonia;
  • divulgação de eventos artísticos, culturais e académicos junto de uma extensa rede de subscritores nacionais e internacionais da sua plataforma digital.
  • supervisão e acolhimento de investigadores portugueses e estrangeiros que desenvolvem pesquisa enquadrada pela FMH e pelo INET-md, e promover a publicação e divulgação da investigação realizada.
  • apoio a iniciativas conducentes à obtenção de financiamento externo que promovam as actividades do CEAP no contexto da Faculdade.

O CEAP não conta com financiamento próprio. Os seus membros integram, maioritariamente, o pólo do INET-md na FMH e ainda o Instituto de Estudos de Literatura e Tradição – Patrimónios, Artes e Culturas. Ambos os Centros de Investigação são financiados pela FCT.

2 thoughts on “MISSÃO

  1. Boa tarde, Ana. É só clicar no botão “seguir” (ou “follow”) no canto inferior direito, colocar o seu email e passará a receberá cada novo post que for colocado directamente no seu email. Obrigado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.