Home

Quarta, 15 Setembro 2021 – 14h Brasil / 18h Portugal. 

O Grupo de Estudos Etnografia e História das Práticas Artísticas e das Línguas das Áfricas –EHPALA convida Daniel Tércio (ULisboa/Portugal) para abordar o tema ENCANTAR, DESENCANTAR, REENCANTAR – Visitações cruzadas ao Samba do crioulo doido de Luiz de Abreu (Brasil) e à Bacantes – Prelúdio para uma Purga de Marlene Monteiro Freitas (Cabo Verde). Com foco em questões étnico-raciais de raiz afro, as elaborações artísticas dos criadores da dança serão relacionadas com as noções de “tecnologias do encantamento” do antropólogo Alfred Gell.

Daniel Tércio é bacharel em Filosofia e Licenciado em Belas Artes, possui uma pós-graduação em História da Arte e o Doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Dança. É Professor Associado da Universidade de Lisboa (ULisboa), pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH) e investigador do Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD). Tem integrado a Direção deste centro de investigação, coordenando  o polo do INET-MD da FMH/ULisboa, liderando o grupo de Estudos da Dança. Publicou mais de 20 artigos em periódicos especializados, como Performance Research (UK) e Repertório (Brasil). É autor de vários capítulos de livros, alguns dos quais em volumes publicados por editoras de prestígio como Peter Lang e SAGE. Como investigador principal coordenou o projeto “Dança Tecnologicamente Expandida” e atualmente coordena dois projetos: “Terpsicore”, um arquivo sobre dança e artes performativas, e o projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) “Performance Tecnologicamente Expandida” – TEPe, este em parceria com a Universidade Federal do Ceará. Também liderou dois projetos de intercâmbio com Universidades francesas. É autor de dois romances de ficção científica e de vários contos publicados por editoras portuguesas e brasileiras. Como crítico, os seus textos sobre dança aparecem regularmente na imprensa portuguesa desde 2004. Atualmente, os seus interesses vão da estética e história da dança aos estudos culturais, iconografia, tecnologias digitais e estudos da cidade. 
 
Mediação de Marta Jardim, professora do Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e líder do grupo de estudos EHPALA, do CNPq.  
 
Transmissão on-line.  
Para participar da conversa: meet.google.com/vch-kgwn-exv (Google Meet).  
Para apenas assistir: youtube.com/c/CursosdeDançaUFC (Youtube) 
 
Haverá certificado de participação para quem preencher a lista de presença.  
 
Vem com a gente!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.