Home

Em Destaque

De Lima, Cecília e Tavares, Gilead. (2020). Corpo de Afetos: entre o apego emocional e o movimento dançado. Fractal: Revista de Psicologia v32, n.1, 99-107.
https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/5741/23492

Macara, Ana; Batalha, Ana Paula; Mortari, Kátia. (2018). Entre o Ser e o Estar: Técnicas somáticas e Práticas Performativas. Cruz Quebrada, Portugal: Edições FMH.
http://loja.fmh.ulisboa.pt/danca/73-entre-o-ser-e-o-estar-tecnicas-somaticas-e-praticas-performativas.html
Nesta obra abordamos os princípios básicos da Educação Somática que apontam para a compreensão do ser humano na sua individualidade e universalidade. Da passagem do físico à complexidade humana, procurando enquadrar o movimento e a intencionalidade, que emerge da consciência do corpo, através de um conjunto de técnicas, metodologia e sistemas que apontam para uma harmonização e para o ser global. São apresentadas algumas técnicas somáticas e de reativação de mecanismos de autocontrolo.

Monteiro, Elisabete. (2019). Convidei o Pensamento para Dançar.  Arte e Estética na Educação. C. Carvalho & M. Cruz (eds). Appris Editora: Curitiba, 25-53.

Roubaud, Luísa e Tavares, Gilead dir. (2020) Reencantar o corpo. Notas para um encontro entre ciência e vida. Curitiba: Editora CRV
Este livro é uma colectânea de textos científicos que que trata do reencantamento do corpo por meio da dança e seus processos performativos, num amplo espectro: escola, clínica, saúde, práticas artísticas e sociais, pesquisa científica. Tais processos são compreendidos como próprios da vida que se faze refaz no/com o movimento. Os textos foram escritos por professores universitários e profissionais de Instituições brasileiras e portuguesas. O que o livro carrega de precioso é fruto do encontro da ciência com a vida.
DOI: https://doi.org/10.24824/978655578287.5

Roubaud, Luísa. (2020). Portugal Coreografado. O Corpo da “política do espírito”. In Madeira, C., Matos Oliveira, F. & , Marçal, H. (coord.), _Práticas de Arquivo em Artes Performativas_. Coimbra:  Imprensa da Universidade de Coimbra, 213-240
DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1954-5

Tavares, Gonçalo M. (2019). Atlas do Corpo e da Imaginação. Lisboa: Relógio de Água
Atlas do Corpo e da Imaginação, recentemente reeditado, atravessa a literatura, o pensamento e as artes, passando pela imagem e por temas como os da identidade, tecnologia; morte e ligações amorosas; cidade, racionalidade e loucura, alimentação e desejo, etc. Centenas de fragmentos que definem um itinerário no meio da confusão do mundo, discurso acompanhado por imagens d’Os Espacialistas, colectivo de artistas plásticos.

Tércio, Daniel (ed.). (2019). Práticas Performativas em Torno d’O Animal. Lisboa, Portugal: Faculdade de Motricidade Humana
https://www.estudiosdedanca.pt/ebooks
Nos textos reunidos no livro Práticas Performativas em Torno d’ O Animal a fronteira entre o humano e o animal é retraçada, perseguindo uma ligação em que a selvajaria faz circular forças e ligações. Vinte autores contribuem para retraçar linhas e redefinir ângulos, em busca de comunidades de coisas e de seres. Entre os estudos da performance e a filosofia, entre as práticas de dança e a construção de memórias, entre os mapas sensíveis e as fábulas, acontece este livro. Na borda da linha de fronteira. Tacteando limites.


Outras Publicações

O CEAP é um Laboratório Associado do INET-md. Publicações aqui.