Home

SEPARADOR

organização de eventos / conferências / seminários

2016

 

livros

  • Macara, A., Batalha, A. P. & Mortari, K. (Orgs.). (2016). Corpos (Im)Perfeitos: Reflexões para o entendimento da diversidade do performer contemporâneo. Cruz Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, Serviço de Edições. ISBN: 978 972 735 2098.
  • Lebre, P., Amoedo, H., Monteiro, E., Seixas, T. & e Falcão, A. (2015). Manual de desporto adaptado – Dança. Inserido no projeto Desporto com Sentido, promovido pela Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal (APCAS), em parceria com a Direção-Geral de Educação, C. M. Seixal e a Faculdade de Motricidade Humana (projeto cofinanciado pela EEA grants – Programa Cidadania Ativa da FCG).
  • Monteiro, E., & Alves, M. J. (Eds.). (2012). Livro de Atas do SIDD2011 – Seminário Internacional Descobrir a Dança / Descobrindo através da Dança, FMH, 10-13 NOV 2011. [CD-ROM]. Cruz Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, Serviço de Edições.
  • Tércio, D. (Ed.). (2010). Dançar para a República. Lisboa: Editorial Caminho.

 

capítulos de livros

  • Roubaud, L. (2016). Começamos esta história de frente para trás. In T. Bartolomeu Costa (Ed.), Uma coisa concreta – Companhia Paulo Ribeiro (pp. 60-107). Viseu: Companhia Paulo Ribeiro.
  • Tércio, D. (2015). Did Sleeping Beauty Have Dreams? In Dreams, Phantasms and Memories (pp. 321-328). Gdansk: Wydawnictwo Uniwersytetu Gdanskiego.
  • Roubaud, L. (2014). Moderno Lusófono. Esquissos modernistas de uma dança luso-tropical. In O corpo que dança – a criação de espaços na atuação acadêmica e artística. Associação Nacional de Pesquisadores em Dança. São Salvador: Universidade Federal da Baía (edição electrónica).
  • Roubaud, L. (2014). Terreiros imaginários. Folclore e nacionalismo na dança teatral em Portugal. In Música e imaginários partilhados: nacionalismos, comunidades e canto em coro. Aveiro: Universidade de Aveiro (edição electrónica).
  • Roubaud, L. (2014). A Idade Adulta da Dança Portuguesa. In J. L. Pereira (Coord.), Dancem! (pp. 2–9). Porto: ed. Teatro Nacional de São João.
  • Roubaud, L. (2013). Esplendores e Penumbras da Nova geração da Dança Portuguesa. In J. L. Pereira (Coord.), Programa Zoo + Salto (pp. 16–23). Porto: ed. Teatro Nacional de São João.
  • Roubaud, L. (2012). Crioulo em Branco. In E. Brugioni, M. J. Silva, J. Passos, A. Sarabando, Itinerâncias. Percursos e Representações da Pós-colonialidade (pp 163-218). Braga: Editora Húmus/CEHUM. ISBN: 9789898549105.
  • Tércio, D. (2012). A maldição de Malagrida. In J. Quaresma (Ed.), Instituições culturais e representatividade. Chiado, Baixa, Arte pública e Esfera comunicacional (pp. 53-65). Lisboa: ed. CIEBA.
  • Roubaud, L. (2011). La escenificacion de Portugal . El Estado Novo y la danza. In B. M. Fresno. (Ed.), Coreografiar la historia europea: Cuerpo, política, identidad y género en la danza de la edad moderna y contemporânea.  Univ. Oviedo e Ministerio español de Ciencia e Innovación.
  • Roubaud, L. (2011). Nota prévia (Prefácio). In P. Schau, Sosso Doukas-Schau: uma vida ao serviço da dança rítmica (pp. 4-6). Lisboa: ed. autor. ISBN: 9789896910815.
  • Tércio, D., & Gehres, A. (2011). A mecanização na preparação corporal em Laban e Schlemmer. In L. Rengel & K. Thrall (Eds.), O corpo em cena (pp. 65-88). São Paulo: Anadarco Editora & Comunicação. ISBN 978-85-60137-33-6.

 

estudos em periódicos

  • Xavier, M. & Monteiro, E. (2016). Contextos, Impulsos e Temáticas da Criação Coreográfica Contemporânea Nacional. Revista Portuguesa de Educação Artística, 6, 25-41.
  • Tércio, D. & Alves, M. J. (2015). Personare: Dispositivo para ‘Good Vibrations’. Revista Mapa D2, 2(2), 210-222.
  • Assumpção, V., Macara, A. & Januário, C. (2015). Práticas inclusivas na danca: estratégias de ensino das professoras de dança dos núcleos de arte. Journal of Research in Special Educational Needs, 16(1), 880-883. DOI: 10. 1111/1471-3802.12228.
  • Navarro, J. & Macara, A. (2015). On the significance of costumes in the experience of dance. Diálogos com a Arte – Revista de arte, cultura e educação, 5, 133-145. ISSN: 2183-1726.
  • Alegre, L., Moura, M., & Alves, M. J. (2013). The “Spontaneous 40” of Lisbon: A Dance Experience for Mature Participants. Congress on Research in Dance, 2012, 1–11. DOI: 10.1017/cor.2012.1
  • Tércio, D. (2012). Ligações, trilhos e cruzamentos entre Portugal e Brasil nos universos da dança. Camões. Revista de Letras e Culturas Lusófonas, 21, Set., 26–37. Lisboa: Instituto Camões.
  • Tércio, D. (2012). Performing Femininity: dance and literature in German Modernism. European Legacy – toward new paradigms, vol. 17 (4), 564-566.
  • Alves, M. J. (2011). Estruturação de prática e desempenho motor no ensino-aprendizagem de sequências de dança moderna. Revista Portuguesa de Educação Artística, 1, 23-36.
  • Roubaud, L. (2011). A Whole Life as a Bicycle Ride. In J. L. Pereira (coord.), (A) Mostra (pp 113-119). Porto: Ed. Teatro Nacional de São João. DL: 327294/11.

 

estudos em atas de conferências

  • Roubaud, L. (2016). After looking north and west: Portuguese contemporary dance and the European crises. Proceedings of the Annual Conference Cut & Paste: Dance Advocacy in the Age of Austerity –  Congress on Research in Dance/Cambridge University (pp. 323–332). DOI: http://dx.doi.org/10.1017/cor.2016.43.
  • Monteiro, E. (2015). A importância da comunicação no ensino da Dança: múltiplos olhares. In Livro de Atas do 2º Colóquio EDCN-APEEEDCN (pp. 5-19).
  • Monteiro, E. (2015). Pedagogia da Dança – paradoxos de um paradigma. In I. Leão, M. Mendes & S. Lira (Eds.), As Artes e as Ciências em DiálogoActas do Congresso Internacional 2015 (pp. 219-227). Porto: e-book . ISBN 978-989-8734-04-4.
  • Moura, M. (2015). Criatividade pedagógica na aprendizagem das danças tradicionais. In I. Leão, M. Mendes e S. Lira (Eds.), As Artes e as Ciências em DiálogoActas do Congresso Internacional 2015 (pp. 229-238). Porto: e-book. ISBN 978-989-8734-04-4.
  • Moura, M. (2015). Traditional dances of Madeira Island: Narratives in motion. In E. I. Dunin (Eds.), Dance, Narratives, Heritage: Dance and narratives – Dance as intagible and tangible cultural heritage. 28th Symposium of the ICTM Study Group on Ethnochoreology, 7-17 July 2014, Korcula, Croatia (pp. 123-128). Zagreb, Croatia: Institute of Ethnology and Folklore Research.
  • Leandro, C., Monteiro, E. & Melo. F. (2015). Diálogos entre a Dança Criativa e o Português: Contributos de uma Intervenção Pedagógica. In M. M. Leão & S. Lira (Eds.), As Artes e as Ciências em DiálogoActas do Congresso Internacional 2015 (pp. 179-188). Porto: e-book. ISBN 978-989-8734-04-4.
  • Pereira, D., Monteiro, E. & Oliveira, C. (2015). Dance in the development of an actor´s body. In S. Lira, R. Amoêda & C. Pinheiro (Eds.), Sharing Cultures 2015 – Proceedings of the 4th International Conference on Intagible Heritage (pp. 65-71). [CD-ROM]. Barcelos: Green Lines Instituto para o Desenvolvimento Sustentável. ISBN: 978-989-8734-08-2.
  • Moura, M. (2015). Choreographic traces in Portuguese traditional dances. In S. Lira, R. Amoêda & C. Pinheiro (Eds.), Sharing Cultures 2015Proceedings of the 4th International Conference on Intagible Heritage (pp. 57-64). [CD-ROM]. Barcelos: Green Lines Instituto para o Desenvolvimento Sustentável. ISBN: 978-989-8734-08-2.
  • Roubaud, L. & Costa, Y. S. (2015). Rito De Passagem: Da Pesquisa Acadêmica Aos Palcos. In Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança – Comitê Interfaces da Dança e Estados do Corpo. Rio Grande do Sul: Universidade Federal de Santa Maria.
  • Roubaud, L. (2015). Dança Contemporânea na Idade da Prata. In Conferência Envelhecimento no Seculo XXI. Faculdade de Motricidade Humana, 28 Outrubro 2015.
  • Tércio, D. (2015). Narratives on the Limp’s Dance. In E. I. Dunin (Eds.), Dance, Narratives, Heritage: Dance and narratives – Dance as intagible and tangible cultural heritage. 28th Symposium of the ICTM Study Group on Ethnochoreology, 7-17 July 2014, Korcula, Croatia (pp. 204-208). Zagreb, Croatia: Institute of Ethnology and Folklore Research.
  • Tércio, D. (2015). O desenho enquanto exercício performativo. In #14.ART – 14º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (pp. 491-493). Universidade de Aveiro, Portugal.
  • Alves, M. J. (2013). Fundamentals of traditional dance: similarities and differences from international folk dances. In S. Lira, R. Amoêda, C. Pinheiro (Eds.), Sharing Cultures 2013 – Proceedings of the 3rd International Conference on Intangible Heritage (pp. 325-336). [CD-ROM]. Barcelos: Greenlines Instituto para o Desenvolvimento Sustentável.
  • Alegre, L.; Moura, M. & Alves, M. J. (2013). A Dança na escola em contexto de educação artística: concepções e práticas de professores portugueses. In. C. Silva, C. Ferreira, A. N. Silva (Eds.), Atas do IX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS 2013): Desafios e oportunidades num mundo em mudança (2º Volume) (pp. 221-231). [CD-ROM]. Braga. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Instituto de Educação, Universidade do Minho. e-ISBN 978-972-8952-28-0.
  • Mendes, A., Moura, M. & Moreira, J. A. (2013). Dança e multiculturalidade: uma proposta formativa para docentes do ensino básico e secundário. In. C. Silva, C. Ferreira, A. N. Silva (Eds.), Atas do IX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS 2013): Desafios e oportunidades num mundo em mudança (2º Volume) (pp. 272-284). [CD-ROM]. Braga. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Instituto de Educação, Universidade do Minho. e-ISBN 978-972-8952-27-3.
  • Moura, M. (2013). Madeira folk dance Bailinho(s): stories in movement. In S. Lira, R. Amoêda, C. Pinheiro (Eds.), Sharing Cultures 2013 – Proceedings of the 3rd International Conference on Intangible Heritage (pp. 315-324). [CD-ROM]. Barcelos: Greenlines Instituto para o Desenvolvimento Sustentável.
  • Roubaud, L. (2013). Totalitarian Dance. Portuguese theatre dance under Salazar´s “New State”. In O. Ní Bhriain & M. Melin (Eds.), Dance Research Forum Ireland (pp. 54-60). University of Limerick: Dance Research Forum Ireland Publish.
  • Alves, M. J. (2012). A improvisação no ensino da dança. In E. Monteiro, & M. J. Alves (Eds.), Livro de Atas do SIDD 2011, Seminário Internacional Descobrir a Dança/ Descobrindo através da Dança, FMH, 10-13 NOV 2011 (pp. 174-187). [CD-ROM]. Cruz Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, Serviço de Edições.
  • Alves, M. J. (2012). Dança teatral ocidental: diferentes lógicas de movimento desafiam a aplicação da pedagogia do processo por contraposição à pedagogia da modelação. In S. Moreno, I. Iglésias, & P. Roxo (Eds.), Proceedings of the XI SIBE (Iberian Society for Ethnomusicology) Conference, Lisbon 2010. Lisbon: SIBE.
  • Monteiro, E. (2012). ‘Brincar’ à Dança. In E. Monteiro, & M. J. Alves (Eds.), Livro de Atas do SIDD 2011, Seminário Internacional Descobrir a Dança/ Descobrindo através da Dança, FMH, 10-13 NOV 2011 (pp. 197-209). [CD-ROM]. Cruz Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, Serviço de Edições.
  • Monteiro, E. (2012). Avaliação em dança: improvável cumplicidade? In S. Moreno, I. Iglésias, & P. Roxo (Eds.), Proceedings of the XI SIBE (Iberian Society for Ethnomusicology) Conference, Lisbon 2010. Lisbon: SIBE.
  • Monteiro, E. (2012). Ensino Aprendizagem da Dança – que desafios? In A. Macara, A. P. Batalha & K. Mortari (Eds.), Livro de atas da Conferência  internacional 2012, corpos (im)perfeitos na performance contemporânea (pp. 86-93). [CD-ROM]. Cruz-Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, Serviço de Edições.
  • Monteiro, E., Alves, M. J., Moura, M., & Leandro, C. (2012). Dançar para aprender a descobrir – Quatro lados de um círculo? In S. Moreno, I. Iglésias, & P. Roxo (Eds.), Proceedings of the XI SIBE (Iberian Society for Ethnomusicology) Conference, Lisbon 2010. Lisbon: SIBE.
  • Moura, M. (2012). Contemporaneidade de tradições infantis: rodas, rimas e jogos em aprendizagens lúdico-inovadoras. In A. Macara, A. P. Batalha & K. Mortari (Eds.), Livro de atas da Conferência  internacional 2012, corpos (im)perfeitos na performance contemporânea (pp. 217-226). [CD-ROM]. Cruz-Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, Serviço de Edições.
  • Moura, M. (2012). Danças com tradição em contexto educativo: espaço de diálogos interculturais. In E. Monteiro, & M. J. Alves (Eds.), Livro de atas do SIDD 2011, Seminário internacional descobrir a dança/descobrindo através da dança, FMH, 10-12 novembro 2011 (pp. 417-437). [CD-ROM]. Cruz-Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, Serviço de Edições.
  • Moura, M. (2012). Dança tradicional: Da tradição oral à aprendizagem da tradição. In S. M. Fernández, P. Roxo, & I. Iglésias (Eds.), Proceedings of the XI SIBE (Iberian Society for Ethnomusicology) Conference, Musics and Knowledge in Transit, Lisbon 2010 (pp. 1-12). Lisboa: SIBE.
  • Roubaud, L. (2012). Representações do pós-colonial na dança portuguesa contemporânea. In S. Fernandez, P. Roxo & I. Iglesias (Eds.), Músicas e Saberes em Trânsito. [DVD]. Lisboa: Colibri. ISBN: 978-989-689-242-5.
  • Roubaud, L. (2012). Novas Paisagens Demográficas: Ecos da Longevidade em Crescimento nas Práticas Sociais e Terapêuticas da Dança. In M. J. Alves & E. Monteiro (Eds.), Actas do Seminário Internacional Descobrir a Dança / Descobrindo através da Dança (pp 607-625). Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana. ISBN 978-972-735-181-7
  • Amoedo, H., Lebre, A. P. & Monteiro, E. (2012). (In)capacidades e (in)sucessos na dança: que direito à diferença. In A. Macara, A. P. Batalha & K. Mortari (Eds.), Livro de atas da Conferência  internacional 2012, corpos (im)perfeitos na performance contemporânea (pp. 143-147). [CD-ROM]. Cruz-Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, Serviço de Edições.
  • Leandro, C., Monteiro, E. & Melo, F. (2012). Saber x (Dança + Matemática) = Aprender². In A. Macara, A. P. Batalha & K. Mortari (Eds.), Livro de atas da Conferência  internacional 2012, corpos (im)perfeitos na performance contemporânea (pp. 203-210). [CD-ROM]. Cruz-Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, Serviço de Edições.
  • Xavier, M. & Monteiro, E. (2012). (Re)pensar o ensino da Composição Coreográfica. In A. Macara, A. P. Batalha & K. Mortari (Eds.), Livro de atas da Conferência  internacional 2012, corpos (im)perfeitos na performance contemporânea (pp. 203-210). [CD-ROM]. Cruz-Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, Serviço de Edições.
  • Alves, M. J. (2011). International dances – an outlook on global, creative, and cultural work. In S. Lira, R. Amoêda, C. Pinheiro (Eds.), Sharing Cultures 2011Proceedings of the 2nd International Conference on Intangible Heritage (pp. 165-170). Barcelos: Greenlines Instituto para o Desenvolvimento Sustentável.
  • Alves, M. J. (2011). Dancing in open spaces. In S. Ravn (Ed.), Proceedings 10th International NOFOD Conference. Spacing Dance(s) – Dancing Space(s) (pp. 67-71). Odense: University of Southern Denmark.
  • Monteiro, E. (2011). How dance students feel space – a case study. In S. Ravn (Ed.), Proceedings 10th International NOFOD Conference. Spacing Dance(s) – Dancing Space(s) (pp. 146-154). Odense: University of Southern Denmark.
  • Monteiro, E. (2011). Cultural Appropriation in ERASMUS Dance students – which chalenges? In S. Lira, R. Amoêda, C. Pinheiro (Eds.), Sharing Cultures 2011Proceedings of the 2nd International Conference on Intangible Heritage (pp. 227-233). Barcelos: Greenlines Instituto para o Desenvolvimento Sustentável.
  • Moura, M. (2011). Space(s) in Portuguese folk dances. In S. Ravn (Ed.), Proceedings 10th International NOFOD Conference. Spacing Dance (s) – Dancing Space (s) (pp. 155-162). Odense: University of Southern Denmark.
  • Moura, M. (2011). The portuguese fandango dance: stories in movement. In S. Lira, R. Amoêda, & C. Pinheiro (Eds.), Sharing Cultures 2011Proceedings of the 2nd International Conference on Intangible Heritage (pp. 97-104). Barcelos: Greenlines Instituto para o Desenvolvimento Sustentável.
  • Tércio, D. (2011). A ilha da Tempestade: mapeando a situação portuguesa. In Poéticas Tecnológicas – III seminário sobre dança e teatro – 2010 (pp. 169-176). Bahia: Universidade Federal da Bahia.
  • Tércio, D. (2011). Exercício crítico sobre a sala de aula em dança. Processos de negociação. In Atas SIDD (pp. 528-538). Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana.
  • Tércio, D. (2011). Scenic space and technologies of enchantement. In 10th international NOFOD Conference (pp.242-247). Odense: University of Southern Denmark.
  • Gehres, A., Monteiro, E., & Alves, M. (2011). A dança no ensino nos programas nacionais do Brasil e de Portugal: um estudo comparativo. In B. Pereira & G. Carvalho (Coord.), Atas do VII Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde – A actividade física promotora de saúde e de desenvolvimento pessoal e social. Instituto de Educação – Universidade do Minho, 19-22 Julho 2011 (pp.560-569). [CD-ROM]. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC.
  • Leandro, C., Monteiro, E. & Melo, F. (2011). Dança e Educação: uma proposta de aprendizagem interdisciplinar no 1.º ciclo do ensino básico. In B. Pereira & G. Carvalho (Coord.), Atas do VII Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde – A actividade física promotora de saúde e de desenvolvimento pessoal e social (pp. 582-592). Instituto de Educação – Universidade do Minho, 19-22 Julho 2011. [CD-ROM]. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC.

 

DVDs e multimédia

  • [DVD] 2012 (Março). Dança na Escola: portuguesas e internacionais, 5ª edição.  Editores: Alves, Maria João & Moura, Margarida.
  • [DVD] 2011 (Março). Dança na Escola: portuguesas e internacionais, 4ª edição.  Editores: Alves, Maria João & Moura, Margarida.
  • [CD] 2012 (Março). Músicas tradicionais portuguesas – Dança na Escola: portuguesas e internacionais, 5ª edição.  Editores: Alves, Maria João & Moura, Margarida.
  • [CD] 2011 (Março). Músicas tradicionais portuguesas – Dança na Escola: portuguesas e internacionais, 4ª edição.  Editores: Alves, Maria João & Moura, Margarida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.