Home

Coordenação

Luísa Roubaud – Coordenadora do CEAP
[Professora Auxiliar]

lroubaud@fmh.ulisboa.pt
Doutorada em Dança pela FMH, onde é docente de Psicossociologia da Arte e da Dança, Crítica de Dança, Dança e Inclusão, e Dança e Estudos Culturais. Mestre em Cultura e Literatura Portuguesas (FCSH-UNL) e licenciada em Psicologia Clínica (FPCE-UL). Investigadora integrada do Instituto de Etnomusicologia – centro de estudos em música e dança (INET-md) e coordenadora-adjunta do pólo do INET-md na FMH. Coordenou a Licenciatura em Dança, o Mestrado em Performance Artística/Dança, e o ramo de dançoterapia do Curso de Pós-graduação em Terapias Expressivas (FMH). Professora visitante em universidades na Bélgica, Reino Unido, Espanha e EUA. Os seus interesses actuais incluem os Estudos de Dança em Portugal e nos países de expressão portuguesa, na perspectiva dos estudos culturais e pós-coloniais, temas em que é autora de várias publicações nacionais e internacionais. É redactora e crítica de dança desde 1988 e, desde 2005, no jornal Público.
ORCID: http://orcid.org/0000-0003-2623-3059
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/A617-F66A-ABF1

Sérgio Bordalo e Sá Coordenador-adjunto do CEAP
[Investigador Auxiliar]
sergiosa@fmh.ulisboa.pt
Nascido em 1976, é licenciado em Ciências da Comunicação pela NOVA-FCSH (1998), tem um mestrado em Film Studies pela The University of Iowa (2001) e um doutoramento em Estudos Artísticos – Estudos do Cinema e Audiovisual pela FLUL (2013). Entre Abril de 2014 e Maio de 2015, foi bolseiro de investigação num projecto académico do CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia) relacionado com filmes turísticos. Em Junho de 2015, começou a trabalhar no projecto de investigação do INET-md, pólo na FMH-UL, primeiro como bolseiro e desde Abril de 2019 como Investigador Auxiliar, onde pesquisa a relação entre a dança e o cinema. Foi igualmente Professor-Adjunto Convidado na Escola Superior de Artes e Design do Instituto Politécnico de Leiria (2014) e na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (2018/19).
Ciência Vitae:
https://www.cienciavitae.pt/8212-C358-7B73


Membros do CEAP

Ana Macara
[Professora Associada, aposentada da Faculdade de Motricidade Humana]
a.macara@hotmail.com
Doutorada na especialidade de Dança pela FMH, em 1994. Mestre e pós-doutorada em Dança pela UNC-Greensboro (EUA). Presentemente, e desde 1992, tem trabalhado na direção artística da “Quinzena da Dança de Almada”, Festival Internacional de Dança. Tem sido também coreógrafa convidada e Consultora Artística da Companhia de Dança de Almada. Entre 1983 e 2015, lecionou na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH). Foi responsável pelo departamento de Dança entre 2003 e 2008. Membro do Instituto de Etnomusicologia – centro de estudos em Música e Dança (INET-md)
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/821E-AF69-232E

Cecília de Lima
[Professora Auxiliar Convidada]

ceciliadelima@gmail.com
Cecília é Mestre em coreografia pela Faculdade de Artes ArtEZ (NL) e Doutora na especialidade de Dança pela Universidade de Lisboa. Presentemente é Professora da Licenciatura em Dança da Faculdade de Motricidade Humana – UL e investigadora integrada no Instituto de Etnomusicologia – Música e Dança. Desenvolve trabalho no campo da relação da dança com fenomenologia, ciências cognitivas, práticas somáticas, educação pela arte e digital-media art. Integra o Editorial Advisory Board do Journal of Dance & Somatic Practices desde 2014. Inicia a sua carreira profissional como coreógrafa e bailarina em 1999, trabalhando com diversos criadores Europeus. De 2001 a 2008 foi co-fundadora da companhia Canvas Performing Art (NL).Foi professora convidada em diversas Universidades, destacando: Amsterdam Faculty of Arts, Arnhem ArtEZ Faculty of Arts e Universidade Aberta – Doutoramento em Digital-Media Art. www.ceciliadelima.com.
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/pt/BA1D-90E1-C527

Daniel Tércio
[Professor Associado]

dtercio@fmh.ulisboa.pt
Professor Associado na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, onde leciona, ao nível da licenciatura e da pós-graduação, cursos de História da Dança, Estética, Movimento e expressão plástica, e novas tecnologias aplicadas à dança. Possui um bacharelato em Filosofia (UL), uma licenciatura em Artes Plásticas (ESBAL), a componente curricular do mestrado em História da Arte (UNL) e o Doutoramento em Dança (FMH). Actualmente  Integra a direção do INET-MD e coordena o grupo de investigação sobre estudos da dança. Coordena também a especialidade de dança no programa doutoral em motricidade humana. É investigador responsável por projectos financiados através da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Para além de numerosos artigos publicados em Portugal e no estrangeiro, é autor de obras de ficção e tem participado em projectos performativos e de formação artística, numa perspectiva transdisciplinar. Enquanto crítico de dança, tem colaborado regularmente com a imprensa desde 2004.
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/9217-462F-3A76

Elisabete Monteiro
[Professora Auxiliar]
emonteiro@fmh.ulisboa.pt
Doutora em Motricidade Humana na especialidade de dança. Professora da ULisboa – FMH (Portugal). Orientadora científica de teses de doutoramento e dissertações de mestrado em dança. Pesquisadora integrada no INET-MD, Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em música e dança / Polo FMH. Membro do Centro de Estudos de Artes Performativas (CEAP-FMH). Desde 2020 é colaboradora Internacional no ‘Grupo de Pesquisa Artes em Movimento’ (Universidade  de Roraima, Brasil). Participa em Conferências de Dança a nível nacional e internacional. Autora de vários artigos no âmbito do ensino-aprendizagem da dança e da composição coreográfica. Responsável por workshops de dança contemporânea, dança criativa e coreografia, em Portugal e no estrangeiro. Integra, desde 2002, Projectos de Formação e Criação em dança inclusiva. Representante nacional da daCi – Dance and the Child International, desde 2009.
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/1A1B-143D-1B37

Gonçalo M. Tavares
[Professor Auxiliar]

gtavares@fmh.ulisboa.pt
Escritor e professor universitário, tem um mestrado em Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e um doutoramento em Motricidade Humana na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH). É responsável pela leccionação do curso “Corpo e Pensamento Contemporâneo”. Estão em curso cerca de 400 traduções da sua obra com edição em mais de cinquenta países. Os seus livros deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, peças radiofónicas, curtas-metragens e objectos de artes plásticas, vídeos de arte, ópera, performances, projectos de arquitectura, etc. Foram feitas inúmeras teses académicas – mestrados e doutoramentos – sobre o seu trabalho em Portugal, Brasil, França e Itália. A sua obra é objecto de estudo no programa de diferentes cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento ligados à Literatura.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5384-4069

Margarida Moura
[Professora Auxiliar]
mmoura@fmh.ulisboa.pt
Doutorada em Motricidade Humana na especialidade de Dança – Dança Tradicional Portuguesa e mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa. Professora Auxiliar de Dança na FMH, departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades. Coordenadora do curso de licenciatura em Dança da FMH (2008-2018) e co-coordenadora do curso em Módulo de Formação, Dança na Escola: Danças com Tradição – portuguesas e internacionais (2009-atualidade).  Investigadora integrada do Instituto de Etnomusicologia – centro de estudos em música e dança (INET-md), pólo FMH. Formadora acreditada pelo Conselho Científico–Pedagógico da Formação Contínua nos domínios das Expressões e das Didácticas Específicas (DANÇA). Orientadora científica de estudos de mestrado e doutoramento em Dança. Leciona no âmbito das Danças Tradicionais Portuguesas; da Dança e Animação; do Ensino da Dança e das Práticas Expressivas na FMH-ULisboa. Autora de um modelo de escrita etnocoreográfica da Dança Tradicional Portuguesa. Preletora em congressos nacionais e internacionais. Publicações no âmbito da Dança e Educação e da Etnocoreologia.
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/4A1A-2822-1582

Maria João Alves
[Professora Auxiliar]

mjalves1@edu.ulisboa.pt
Professora Auxiliar e investigadora integrada no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudo de Música e Dança – INET-md/pólo FMH. Licenciada em Dança, Mestre em Performance Artística – Dança e Doutorada em Motricidade Humana, na especialidade de Dança, leciona do curso de Licenciatura em Dança desde 1993, tendo sido coordenadora-adjunta entre 2010 e 2018. Leciona ainda nas pós-graduações de Dança na Comunidade e Treino em Dança. Cocoordena o curso de Dança na Escola: Danças com Tradição – portuguesas e internacionais (2009-2020), uma formação acreditada pelo CCPFC. Revisora académica das Revistas Movimento e Revista Portuguesa de Educação Artística. Orientadora científica de estudos de Mestrado e de Doutoramento em Dança. Autora de vários artigos no âmbito da dança (metodologia do ensino, dança moderna, danças internacionais, improvisação e composição coreográfica).
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/CD10-312E-54EB


Rita Rato
[Assistente Convidada
]
rrato@fmh.ulisboa.pt
Doutoranda em Motricidade Humana, especialidade Dança, é licenciada em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH) tendo também concluído o curso da Escola de Dança do Conservatório Nacional. Investigadora no Instituto de Etnomusicologia – centro de estudos em música e dança (INET-md), pólo FMH e docente na licenciatura em Dança, nas disciplinas de Técnica de Dança Teatral, Técnica de Dança Social, Técnicas Corporais de Bem-Estar e Oficina da Dança; Docente convidada na Pós-Graduação Dança em Contextos Educativos e nos cursos de qualificação para outras funções educativas na Escola Superior de Educação de Torres Novas.
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/en/5F1D-E615-F6FD

Tânia Seixas
[Assistente Convidada
]
tseixas@fmh.ulisboa.pt
Doutoranda na especialidade Dança, do curso de Motricidade Humana. É mestre em Artes Performativas e licenciada em Dança. Docente da licenciatura em Dança na Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa, leciona as disciplinas Oficina da Dança I, Fundamentos de Expressão e Comunicação e Técnicas de Dança Social II. Professora de Dança de Salão/Dança Desportiva (Latinas e Standard), certificada pelo IPDJ. Desenvolve pesquisas na área das metodologias de ensino e treino da Dança Desportiva.
Ciência Vitae: https://cienciavitae.pt/9418-0363-39E5

Rui Campos Leitão
[Assistente Convidado]
ruileitao.pt@gmail.com
Formado em Musicologia, concluiu o Mestrado na FCSH da Universidade Nova de Lisboa com a dissertação «A Paisagem Musical e Sonora da Cidade de Lisboa no Ano de 1890». É doutorando em Estudos Artísticos – Arte e Mediações na mesma instituição. Desde 2007, exerce a profissão de musicólogo na AMEC / Metropolitana, onde desenvolve conteúdos destinados ao funcionamento e à divulgação da atividade da Orquestra Metropolitana de Lisboa e dos múltiplos agrupamentos tutelados por aquela associação cultural. Leciona como Assistente Convidado na Licenciatura em Dança da FMH e é membro da equipa do projeto de investigação Performance em Expansão Tecnológica do INET-md.
ORCID: http://orcid.org/0000-0001-6425-493X


Membros Colaboradores

Rui Antunes
[Investigador Auxiliar]

rui.filipe.antunes@edu.ulisboa.pt
Investigador do projecto TEPe (Technologically Expanded Performance) no INET-md | FMH. Nos últimos anos tem trabalhado sobretudo nas áreas da animação gerada por computador e da realidade virtual. Foi Fellow Marie Skłodowska-Curie (Individual Global Fellowship) no MIRALab, da Universidade de Genebra, e BioISI da Universidade de Lisboa trabalhando na área da simulação do comportamento humano em grupos e multidões. Doutorou-se em arte e ciências computacionais no Goldsmiths College da Universidade de Londres com o apoio da FCT. O seu trabalho artístico foi premiado por duas vezes no certame de arte e inteligência artificial VIDA (edições 12 e 13).
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//en/B01A-8CAA-0904

Catarina Canelas
[Bolseira de Investigação]
catarina.canelas@campus.ul.pt
Catarina Canelas é Investigadora Júnior do INET-md – polo FMH, na área de desenvolvimento da Terpsicore – Base de Dados de Dança e Artes Performativas, desde Outubro de 2017. Licenciada em Política Social, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Política (ISCSP-UL), e em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH – UL). Entre 2002 e 2015, trabalhou em desenvolvimento comunitário em diversas ONG, da área social e cultural, maioritariamente em intervenção com crianças e adolescentes em situação de risco e avaliação de projectos nessa mesma área. Actualmente frequenta o mestrado em Política Social.
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/5519-AB1D-B3CA

Michele Luceac
[Bolseira de Iniciação Científica]

mluceac@campus.ul.pt
Michele Akiko Toyama Luceac é aluna da Licenciatura em Dança na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Possui formação em ballet clássico pela Royal Academy of Dance e experiência em Dança do Ventre, tendo participado em diversas apresentações de grupo e a solo desde 2006. Atualmente possui uma Bolsa de Iniciação à Investigação junto ao pólo FMH-UL de Investigação de Estudos em Dança do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md).
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/pt/5A17-9FD7-E589

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.