Home

Luísa Roubaud – Directora do CEAP
[Professora Auxiliar]
Docente na área dos estudos em dança na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH), ao nível da licenciatura e do doutoramento, nos domínios da Psicossociologia da Arte e da Dança, Crítica de Dança, Dança e Inclusão, e Dança e Estudos Culturais. Doutorada em dança (FMH), mestre em Cultura e Literatura Portuguesa (UNL) e licenciada em Psicologia (UL). Investigadora integrada do Instituto de Etnomusicologia – centro de estudos em música e dança (INET-md) e coordenadora-adjunta do pólo do INET-md na FMH. Foi coordenadora da Licenciatura em Dança, do Mestrado em Performance Artística/Dança, e do ramo de dançoterapia no Curso de Pós-graduação em Terapias Expressivas (FMH). Tem colaborado, como professora visitante, em universidades na Bélgica, Reino Unido, Espanha, e EUA. Os seus interesses incluem a dança teatral em Portugal e nos países de expressão portuguesa, na perspectiva dos estudos culturais e pós-coloniais, domínios nos quais é autora de várias publicações nacionais e internacionais. Desde 1988, é redactora e crítica de dança na imprensa escrita, actividade que exerce desde 2005 no jornal Público.

Gonçalo M. Tavares – Subdiretor do CEAP
[Professor Auxiliar]
Escritor e professor universitário, tem um mestrado em Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e um doutoramento em Motricidade Humana na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH). É responsável pela leccionação do curso “Corpo e Pensamento Contemporâneo”. Estão em curso cerca de 400 traduções da sua obra com edição em mais de cinquenta países. Os seus livros deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, peças radiofónicas, curtas-metragens e objectos de artes plásticas, vídeos de arte, ópera, performances, projectos de arquitectura, etc. Foram feitas inúmeras teses académicas – mestrados e doutoramentos – sobre o seu trabalho em Portugal, Brasil, França e Itália. A sua obra é objecto de estudo no programa de diferentes cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento ligados à Literatura.

Ana Macara
[Professora Associada, aposentada da Faculdade de Motricidade Humana]
Entre 1983 e 2015, lecionou nas áreas da Improvisação, Composição, Produção Coreográfica, Técnica e Comportamento do Bailarino na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH). Foi responsável pelo departamento de Dança entre 2003 e 2008. Como investigadora, membro do Instituto de Etnomusicologia – centro de estudos em música e dança (INET-md), tem como principais linhas de investigação o estudo sobre a experiência da pessoa que dança e a análise do espectáculo coreográfico. Colabora com o Grupo de Investigacion en Artes Escenicas do departamento de Ciências da Actividade Física e Desporto da Universidade de San Antonio de Murcia (Espanha). Autora e editora de numerosos livros e artigos sobre ensino da dança, coreografia, e sobre a experiência do bailarino. Pós-Doutoramento na Universidade de Carolina do Norte, em Greensboro (EUA). Doutoramento na especialidade de Dança pela FMH, em 1994. Mestrado em Dança também pela UNC-Greensboro. Desde 1992, responsável pela “Quinzena da Dança de Almada”, Festival Internacional de Dança, do qual é presentemente Consultora Técnica e Artística. Coreógrafa convidada e Consultora Artística da Companhia de Dança de Almada.

Daniel Tércio
[Professor Associado]
Professor Associado na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, onde leciona, ao nível da licenciatura e da pós-graduação, cursos de História da Dança, Estética, Movimento e Expressão Plástica, e novas tecnologias aplicadas à dança. Possui um bacharelato em Filosofia (UL), uma licenciatura em Artes Plásticas (ESBAL), a componente curricular do mestrado em História da Arte (UNL) e o Doutoramento em Dança (FMH). Integra a direção do Instituto de Etnomusicologia – centro de estudos em Música e Dança (INET-md) e coordena o grupo de investigação sobre Estudos em Dança. Coordena também a especialidade de Dança no programa doutoral em Motricidade Humana. É investigador responsável por projectos financiados através da Fundação para a Ciência e Tecnologia, dos quais se destaca Techologically Expanded Performance (TEPe), iniciado em 2018. Autor, entre outras, da obra Dançar para a República (Caminho 2010), e de obras de ficção, Daniel Tércio tem participado em projectos performativos e de formação artística, numa perspectiva transdisciplinar. Enquanto crítico de dança, colabora regularmente com a imprensa desde 2004.
http://tercius.wordpress.com.

Elisabete Monteiro
[Professora Auxiliar]
Doutorada em Motricidade Humana na especialidade de Dança. Mestre em Ciências da Educação. Docente da Licenciatura de Dança na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH). Coprodutora das ‘Mostras de Dança da FMH’. Cocoordenadora de dois cursos de Pós Graduação ‘Dança em Contextos Educativos’. Orientadora científica de teses de doutoramento e de dissertações de mestrado em Dança. Júri de doutoramento e de mestrado. Participação em congressos nacionais e internacionais. Responsável por workshops no âmbito do ensino e da coreografia, em Portugal e no estrangeiro. Responsável por acções de formação para professores de Dança (Técnica de Dança Teatral) na área das Expressões (Professores do 1º, 2º e 3º Ciclos) ou em contexto da dança para a comunidade. Representante nacional da daCi – Dance and the Child International. Autoria de vários artigos no âmbito da dança (ensino, composição coreográfica e experiências criativas do movimento). Investigadora integrada no Instituto de Etnomusicologia – centro de estudos em música e dança (INET-md), pólo FMH. Membro do Centro de Estudos em Artes Performativas (CEAP). Formadora acreditada pelo CCPFC, domínios: A31– Expressões, C05 – Didácticas Específicas (DANÇA) e C07- Inovação Educacional.

Margarida Moura
[Professora Auxiliar]
Doutorada em Motricidade Humana – Dança (Dança Tradicional Portuguesa) e mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH). Professora auxiliar com nomeação definitiva na FMH, departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades. Coordenadora, desde 2008 do curso de licenciatura em Dança da FMH e co-coordenadora do curso em Módulo de Formação, Dança na Escola: Danças com Tradição – portuguesas e internacionais (2009-2015), formação acreditada com 1 crédito, pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua), organizado pelo Centro de Estudos em Artes Performativas (CEAP) da FMH. Investigadora do Instituto de Etnomusicologia – centro de estudos em música e dança (INET-md) (desde 2003)  e formadora acreditada (1998-2015) pelo Conselho Científico – Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) nas áreas e domínios: A31– Expressões (Físico Motora / Música / Dramática / Plástica / Dança), C05 – Didáticas Específicas (DANÇA) e C07- Inovação Educacional. Registo CCPFC/RFO-08425/99. Orientadora científica de estudos de mestrado e doutoramento e em Dança. É regente e docente das disciplinas: Técnicas de Dança Social (danças tradicionais portuguesas e danças sociais); Dança e Animação Sociocultural, Práticas de Expressão e Comunicação e Metodologia do Ensino da Dança; na FMH-UL. Autora de um modelo de escrita etnocoreográfica e de classificação da Dança Tradicional Portuguesa (2000). Preletora em congressos nacionais e internacionais nos domínios da dança e educação, dança e animação, dança na comunidade e dança e património. Publicações recentes incluem artigos sobre danças tradicionais portuguesas no âmbito da Etnocoreologia e da Educação (2011 – 2015), bem como entradas sobre danças tradicionais portuguesas na Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (4 vols), Salwa EL – Shawan Castelo- Branco ( ed.). Lisboa : Círculo de Leitores / Temas e Debates (2010).

Maria João Alves
[Professora Auxiliar]
Professora Auxiliar de Dança na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH), departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades. Coordenadora-adjunta do curso de licenciatura em Dança da FMH e co-coordenadora do curso em Módulo de Formação, Dança na Escola: Danças com Tradição – portuguesas e internacionais (2009-2015), formação acreditada com 1 crédito, pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua). Licenciada em Dança, mestre em Performance Artística – Dança e Doutorada em Motricidade Humana, na especialidade de Dança, é docente de Técnica de Dança Teatral (Dança Moderna e Dança Clássica), Técnica de Dança Social (Danças Internacionais), Didácticas da Dança (Didáctica da Dança Teatral), Metodologia do Ensino da Dança e Oficina da Dança (Improvisação e Composição Colaborativas). Tem organizado regularmente cursos abertos à comunidade, com forte ligação autárquica e participado em encontros internacionais, nomeadamente organizados pela daCi – Dance and the Child International. Investigadora do Instituto de Etnomusicologia – centro de estudos em música e dança (INET-md), pólo FMH e formadora acreditada pelo Conselho Científico – Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC). Orientadora científica de estudos de mestrado e doutoramento em Performance Artística – Dança.


Rita Rato
[Assistente Convidada
]
Doutoranda em Motricidade Humana, especialidade Dança, é licenciada em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH), tendo também concluído o curso da Escola de Dança do Conservatório Nacional. Na licenciatura em Dança, é docente das disciplinas de Técnica de Dança Teatral (Dança Moderna e Dança Clássica), Técnica de Dança Social (Sapateado Americano), Técnicas Corporais de Bem-Estar, Oficina da Dança; Docente na Pós-Graduação Dança em Contextos Educativos e docente convidada nos cursos de qualificação para outras funções educativas na Escola Superior de Educação de Torres Novas. Coprodutora das ‘Mostras de Dança da FMH’. Tem colaborado em vários cursos abertos à comunidade.

Tânia Seixas
[Assistente Convidada
]
Doutoranda em Dança, é mestre em Artes Performativas e licenciada em Dança. Docente da licenciatura em Dança na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH), lecciona as disciplinas Oficina da Dança I, Fundamentos de Expressão e Comunicação e Técnicas de Dança Social. Docente na licenciatura Ciências do Desporto na FMH na disciplina Didáticas da Atividade Fisica I – Dança. Membro da daCi – Dance and the Child International. Professora de Dança de Salão (Latinas e Standard) certificada pela United Kingdom Alliance (UKA) e treinadora de Dança Desportiva certificada pelo IPDJ. Como bailarina, participou em competições nacionais e internacionais de Dança Desportiva e em diferentes programas de televisão com grande audiência como o “Dança Comigo”, na RTP1.

Cecília de Lima
[Assistente Convidada
]
Presentemente Cecília é investigadora no Instituto de Etnomusicologia – centro de estudos em música e dança (INET-md) onde desenvolve uma pesquisa de doutoramento sob a orientação do Professor Daniel Tércio, com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Paralelamente lecciona no curso de Dança da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH), como Professora Assistente. Como investigadora, tem vindo a publicar o seu trabalho de investigação em revistas de circulação internacional e a apresentar comunicações em vários encontros científicos. Em 2014 é convidada para a comissão de Peer Reviewer do Journal of Dance & Somatic Practices. Desde 1999, Cecília desenvolve o seu trabalho freelancer como bailarina e coreógrafa na Europa, e como co-directora artística da companhia Canvas Performing Art (Holanda), onde, durante seis anos, co-criou diversas performance multidisciplinares. Desde 2005 tem vindo a leccionar em diversas Universidades como professora convidada. Em 2008 conclui o mestrado em coreografia pela Universidade ArtEZ (Holanda) como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Na sua educação sublinha ainda o confronto entre uma instrução clássica, iniciado na Companhia Nacional de Bailado, e uma formação artística de vanguarda desenvolvida na European Dance Development Centre – EDDC.


Sérgio Bordalo e Sá
[Membro Colaborador]
Sérgio Bordalo e Sá é licenciado em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1998), tem um mestrado em Film Studies pela The University of Iowa (2001) e um doutoramento em Estudos Artísticos – Estudos do Cinema e Audiovisual pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2013). A sua dissertação foi sobre os filmes de Lopes Ribeiro e Leitão de Barros no contexto do cinema de propaganda propaganda (Riefenstahl, Eisenstein e cinema ‘mussoliniano’). Depois de terminar o doutoramento, trabalhou como bolseiro de investigação no CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia num projecto de catalogação de filmes turísticos, através da construção de uma base de dados e presentemente trabalha também como bolseiro de investigação no INET-md (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança), pólo da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, no estudo da relação entre cinema e dança.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.