Data: 15 Março 2023 | 8h30-11h
Local: Faculdade de Motricidade Humana, Cruz Quebrada – Edifício Esteiros
A Prática como Pesquisa valoriza a área da Arte e da Dança como fundamentos essenciais para nossas pesquisas, legitimando o corpo como gerador de conhecimentos e tensionando a dicotomia entre fazer e pensar, dançar e atividade intelectual, com desvalorização da primeira e hegemonia da segunda.
Será apresentada a Pesquisa Performativa, um “multi-método guiado pela prática” (Haseman, 2006); esta não é um adicional extra no qual se aplica e testa determinados princípios ou conceitos como nas pesquisas qualitativa e quantitativa, mas é uma terceira via. Cabe ao artista-pesquisador contemporâneo valorizar o “discurso alternativo”, pessoal e experiencial (Fortin, 2012, p. 134), integrando-o no contexto acadêmico. Isto não significa criar mais um discurso hegemônico, mas sim fomentar um fluxo relacional conectivo entre experiência, discurso e contexto que atravessa vida, arte e pesquisa. Será exercitada com os participantes a “escrita incorporada” (Anderson, 2002) que baseia-se na experiência transpessoal, intuitiva e sensorial (incluindo propriocepção ou felt sense e cinestesia), contra modos desincorporados de escrever que reafirmam o dualismo entre sujeito e objeto, ser e mundo.
Este seminário será dinamizado pela Profa. Dra. Alba Vieira (Universidade Federal de Viçosa, Brasil) e pela Profa. Dra. Valéria Figueiro (Universidade Federal de Goiás, Brasil).
Evento gratuito. Inscrições através do e-mail inetmd.fmh@fmh.ulisboa.pt. Vagas limitadas e preenchidas por ordem de inscrição.
* Os participantes deverão trazer tapete / toalha de yoga para a parte prática.
