
O 3º Encontro de Danças com Tradição (EDT): do terreiro ao palco acontece no dia 16 de junho de 2022 (5ª feira) entre as 10h00 e as 21h00 no Auditório Municipal Ruy de Carvalho em Carnaxide.
É uma iniciativa da Dança / Técnicas de Dança II, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e do INET-md polo FMH coordenada e produzida por Margarida Moura, Maria João Alves, Michele Luceac e Rita Rato.
Este 3º EDT pretende continuar a ser um momento de ligação à comunidade, promovendo o debate colaborativo sobre os desafios no ENSINO e na CRIAÇÃO coreográfica na dança tradicional, bem como, apresentar e divulgar práticas artísticas e projetos comunitários que integram com maior ou menor pendor as danças tradicionais, portuguesas ou internacionais.
O programa integra:
a) 10h-12h: Mesa redonda “Ensinar e coreografar danças de raiz tradicional”, portuguesas e internacionais. Acontecerá em modelo híbrido: presencial e via plataforma ZOOM (https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85470035433) e Facebook (https://www.facebook.com/dancascomtradicao).
b) 19h: Espetáculo presencial (Con)Tradição
Ambos os eventos acontecerão no mesmo espaço: Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide.
Participam no espetáculo os estudantes do 1º ano da licenciatura em Dança da FMH, no âmbito da UC Técnicas de Dança II: portuguesas, internacionais e sapateado americano, bem como outros grupos, crianças, adolescentes, jovens, adultos e seniores, em que a dança tradicional é a essência, ora numa abordagem mais conservadora, ora numa abordagem mais contemporânea de criação.
Entrada livre sujeita à lotação da sala. Serão distribuídas entradas 1h antes do inicio, quer da mesa redonda (9h) quer do espetáculo (18h).
Coordenação e produção: Margarida Moura, Maria João Alves, Michele Luceac e Rita Rato.
Estabelecer e estreitar pontes entre a academia e a sociedade civil, educativa, cultural e etno-artística constitui, sem dúvida, o motivo que alicerça e alavanca a conceção e produção do evento.