Home

No dia 9 de Maio de 2022 (5ª feira), pelas 15h00, através da plataforma Zoom, Renata Carvalho Andrade vai defender a sua tese de Doutoramento:

Cruzamentos entre o Samba e a Dança Contemporânea Brasileira: o caso da Trilogia do Samba de Andrea Jabor

Orientador: Prof. Doutor Daniel Tércio Ramos Guimarães

Júri – Profs Doutores: Ana Maria Macara de Oliveira, Fernando Marques Camargo Ferraz, Thaís Gonçalves Rodrigues da Silva, Maria Luísa da Silva Galvez Roubaud.

RESUMO

O universo do samba e a dança contemporânea se entrecruzam na Trilogia do Samba através da Companhia Arquitetura do Movimento, dirigida pela coreógrafa carioca Andrea Jabor. Encontro este que suscitou o interesse em analisar as três obras que a formam: Sala de Estar – As Cinco Peles do Samba (2007); Ao Samba – a Cruz, o Xis e o Esplendor (2009) e o Arquitetura do Samba: a dança do Mestre-Sala e Porta-Bandeira (2010) com a intenção de perceber como o samba está engendrado na Trilogia. Além disso, identificar como esses territórios se entrecruzaram e como os elementos e características que constituem o samba foram reelaborados em cena, entender como o trânsito entre a vida e a arte foi fundamental para a construção dos três trabalhos e ampliar o campo de discussão em torno da dança contemporânea e suas potencialidades no fazer. Para tanto, foi feita uma Tabela de Visionamento, inspirada em Laban (1978), uma análise de conteúdo das entrevistas feitas com a coreógrafa e com quatro das bailarinas e uma descrição detalhada de cada uma das obras. A partir desses instrumentais foi realizado um estudo dos elementos cênicos, dando origem ao Eixo de Análise Estrutural (Louppe, 2004). Consequentemente, emergiram desse primeiro eixo elementos de discussão tanto a nível do universo do samba, como o feminino e o brincar; além de conceitos mais abrangentes como Identidade (Hall, 2011) e espectador emancipado (Ranciére, 2010) que desencadearam em mais dois eixos de análise, o Motricial, termo inspirado em Ligiéro (2011), e Conceitual, respectivamente. Lembrando que elementos presentes em um dos eixos podem ressoar no outro. Portanto, analisar a Trilogia do Samba nos trouxe a possibilidade de compreender que o samba e a dança contemporânea entranham-se, reverberando, através dos materiais palpáveis, discussões necessárias e atuais, mesmo 14 anos depois da estreia do primeiro espetáculo.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.