Home

Projetos em todos os Domínios Científicos | FCT

Visão Geral e Objetivos
A consolidação e o reforço do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) constituem prioridades da política de ciência e tecnologia nacional. Estas prioridades visam aumentar a competitividade nacional e internacional da ciência e tecnologia, e o seu contributo para a inovação e transferência de conhecimento, assim como contribuir para a realização das aspirações globais definidas na Agenda 2030: Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Neste contexto, assume particular relevância a promoção e o reforço de competências das instituições científicas e tecnológicas através da participação das suas equipas em Projetos. É com estes objetivos que a FCT abre o presente concurso a financiamento de projetos em todos os domínios científicos.
 
Financiamento 
O concurso apoiará projetos em todos os domínios científicos que se enquadrem nas seguintes tipologias:

  • Projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (IC&DT) dirigidos a questões científicas ou conceitos originais e relevantes, tendo como referência padrões internacionais, que contribuam de forma significativa para o avanço do conhecimento e dos quais resultem indicadores de realização da produção científica no decurso do projeto. Nesta tipologia, os projetos podem assumir a modalidade de “projetos individuais”, apresentados por um único beneficiário, ou de “projetos em copromoção”, apresentados por dois ou mais beneficiários. Os projetos terão uma duração máxima de 36 meses (prorrogável, no máximo, por mais 12 meses, em casos devidamente justificados). O limite máximo de financiamento por projeto é de 250 mil euros.
  • Projetos de investigação de caráter exploratório (PeX) correspondendo a uma investigação científica ou tecnológica que se destina à exploração de ideias ou conceitos que sejam considerados como apresentando originalidade e/ou potencial de inovação. Nesta tipologia, os projetos devem assumir a modalidade de “projetos individuais”, apresentados por um único beneficiário. Os projetos terão uma duração máxima de 18 meses (prorrogável, no máximo, por mais 6 meses, em casos devidamente justificados). O limite máximo de financiamento por projeto é de 50 mil euros.

Destinatários e Eligibilidade

  • Intituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D;
  • Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal;
  • Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D;
  • Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica.
  • Empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, desde que inseridas em projetos de IC&DT liderados por entidades não empresariais do Sistema de I&I.


Como concorrer
As candidaturas devem ser apresentadas, em língua inglesa, em formulário próprio e submetidas eletronicamente através do Portal de Concursos de Projetos de I&D. A digitalização da Declaração de Compromisso de cada candidatura (assinada pelo IR e instituições beneficiárias) terá de ser submetida obrigatoriamente num único documento PDF no Portal de Concursos de Projetos de I&D. Para mais informações recomenda-se a leitura da documentação do concurso nomeadamente: o Regulamento de Projetos FCT, o Guia de Apoio ao Preenchimento do Formulário de Candidatura (disponível em breve), o Guide for Peer Reviewers (disponível em breve) e o Ethics Self-Assessement Guide.
 
Prazo de candidatura: 28.01.2021-10.03.2021 [17:00, hora de Lisboa]
 
Prazo para submissão da Declaração de Compromisso: 24.03.2021 [17:00, hora de Lisboa]
 
 
Avaliação
A avaliação será efetuada por painéis internacionais de peritos independentes, afiliados a instituições estrangeiras e de reconhecido mérito e idoneidade, constituídos por domínio científico, área científica e subárea científica. Cada proposta será avaliada segundo os seguintes critérios:

  • Mérito científico (A1) e caráter inovador (A2) do projeto numa ótica internacional;
  • Mérito científico do IR (B1) e da equipa de investigação (B2);
  • Qualidade e exequibilidade do programa de trabalhos e dos indicadores de realização propostos, assim como a razoabilidade orçamental.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.